Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fontes energéticas e seus impactos ambientais

 Atualmente há uma grande preocupação em todo o mundo por conta das fontes energética a serem usadas, seu consumo, a forma de produção, os impactos no meio ambiente, etc.
Fontes Energéticas e seus principais impactos
  
 Fóssil→  •Carvão, Petróleo, Gás natural: Poluição do solo e da água, pela mineração e  processamento; poluição atmosférica pela emissão de gases e partículas na combustão. Principais responsáveis pelo efeito estufa.


 •Nuclear: Alto risco de acidentes e sérios problemas com rejeitos, sendo a que mais tem preocupado os ambientalistas, pois todas as atividades relacionadas com seu uso trazem efeitos desagradáveis tanto para o Ambiente como para o Ser Humano.

•Hidráulica: Grande impacto ambiental em função das alterações  na paisagem e das grandes áreas alagadas, retirada de família ribeirinhas.


Biomassa→ Lenha,Álcool: Desmatamento e monoculturas. Tem a vantagem de anular o efeito estufa já que o replantio da culturailizada significa crescimento da área verde.


Limpas permanentesSolar, Eólica, Geotérmica, Maremotriz: apesar de serem as que causam menos problemas , também tem seus impactos, apesar de serem pequenos, como na energia eólica existe a degradação da paisagem com os com os aerogeradores, desmatamento para coloca-los em locais específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário